26 de jan. de 2014

AUCD - 22 ANOS CONSTRUINDO UMA HISTÓRA !

  Nas Religiões afro-brasileiras ou afro-americanas, pela diversidade de seus adeptos, há também uma diversidade de ritos e formas de transmissão do conhecimento. Essas várias formas do entendimento e vivências das Religiões afro-brasileiras denominamos Escolas.
(...)
  As várias formas de interpretar e manifestar a doutrina são diferentes, mas a "essência" de todos é a mesma, e no caso da Umbanda por exemplo, todas são legitimamente denominadas umbandistas.
  Por isso, afirmamos que a constante da tradição das Religiões afro-brasileiras é a contínua mudança, portanto, uma unidade aberta em constante transmissão.
Texto extraído de:
Escolas das Religiões Afro-Brasileiras
Tradição Oral e Diversidade
F. Rivas Neto
São Paulo. Arché Editora, 2012

O Agrupamento de Umbanda do Cruzeiro Divino expressa em si a unidade aberta acima referendada por meu Pai Espiritual – Mestre Arhapiagha.
São 22 anos atentos e abertos a diferentes formas de se vivenciar e praticar as Religiões Afro-Brasileiras, cujos fundamentos são transmitidos de pai/mãe para filho(a) de santo em uma relação de oralidade e de experiências vivenciadas dentro e fora do “terreiro”.
O percurso de uma Casa Espiritual e de cada um, segundo sua singularidade, está fundado nas relações, vivências e experiências em sua comunidade de Axé.
Pai Carlos - Yapocan

       1992     

   1995

1996 

2013

Yapocan

INICIANDO AS GIRAS PÚBLICAS

Meu Saravá fraterno a todos!
Um novo ano já iniciado e nossas Giras públicas logo retornam.
Em 15 de fevereiro às 18 horas, reabriremos as portas de nossa Casa, conhecida como "Ambulatório D'Alma".
Crianças, Caboclos e Pais Velhos nos receberão, ouvirão nossas preces, nossos pedidos e nossos agradecimentos.
Que dia a dia nos tornemos menos dependentes do Astral, pela manutenção de nosso equilíbrio e Axé.
Que pela vivência e experiência diária do sagrado em nossas atividades no campo social, familiar, afetivo, possamos cultuar e aprimorar o poder da auto cura!
Que assim seja!
Assim será!
Foto da última Gira em 07/12/2013
Yapocan

24 de jan. de 2014

HOMENAGEM A QUERIDA MÃE DORINHA !

Mãe Dorinha foi eleita Mestre da Cultura Viva de nossa cidade no segmento Religiões Afro, conforme Boletim Oficial de 20/12/2013.
O evento aconteceu em 12/01/2014, às 18 horas no Educamais Centro.
Mãe Dorinha recebeu o Diploma de Mestre, entregue pela Fundação cultural de Jacareí José Maria de Abreu.
O prêmio Mestre da Cultura Viva de Jacareí, faz parte do Plano Nacional de Cultura e tem o objetivo de instituir uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição popular em diálogo com a comunidade. 
“O objetivo deste prêmio é reconhecer e valorizar a cultura popular de nossa cidade, que vai passando de pai para filho e o fortalecimento da identidade da população jacareiense”, diz a presidente da Fundação Cultural, Sônia Ferraz.
À senhora Mãe Dorinha, toda a nossa homenagem e carinho por todo este AXÉ que está personificado em sua pessoa.
Vida longa!!!




Fonte: texto e fotos: https://www.facebook.com/sidney.garcialorca?fref=ts (página do Facebook de Sidnei Garcia Lorca, filho da casa)
Yapocan